Vichyssoise: quente ou frio, esse creme de alho-poró com batata é espetacular! Perfeito para o frio!

Luninha arrancou o ciso na semana passada (aliás, por que alguém faz isso?!). Com a boca inchada, sua dieta tinha de ser baseada em qualquer coisa fria ou gelada. Sorvete é ótimo, mas vai comer por três dias seguidos. Então lá fui eu para a cozinha fazer uma sopinha gelada. A primeira que me veio na cabeça foi Gazpacho, mas ela não é fã de pimentão e pepino. Então parti para uma Vichyssoise, que nada mais é do que um creme delicioso a base de batata e alho-poró. Vale ressaltar que apesar da tradição mandar servir fria, ela pode perfeitamente ser consumida bem quentinha com uma taça de vinho para amenizar o friozinho dos últimos dias.

20130823_214819

Como nunca havia feito, fui procurar uma receita para ter como base e achei a da Nina, na Avenida Brasil. Obviamente fiz uma mudança aqui e outra ali. Então vamos aos ingredientes: 2 talos de alho-poró cortados em rodela, 1 cebola, 2 batatas grandes em cubos, 2 colheres de sopa de manteiga, 1 litro de caldo de frango, 150ml de creme de leite fresco, sal, pimenta do reino, noz moscada (uma pitada) e ciboulete picadinha para decorar.

20130823_155516

Em uma panela em fogo médio, refogue na manteiga com um pingo de azeite a cebola e o alho poró. Tempere com sal e pimenta e tenha paciência. Você quer deixá-los transparentes e murchinhos e não dourados. No fim da receita o objetivo é ter um creme quase branco. Depois de mais ou menos 15 minutos fica pronto.

20130823_161520 20130823_162131

Entre com as batatas e o caldo de frango. Aumente o fogo e espere ferver. Em seguida, abaixe e espere as batatas ficarem cozidas. O tempo varia em função do fogão.

20130823_162358

Feito isso, bata tudo no liquidificador até o creme ficar bem liso. Volte ao fogo baixo, junte o creme de leite FRESCO, a noz moscada e mexa até incorporar.

20130823_214004 20130823_214309

Está pronto. Sirva em um bowl ou no prato com mais uma colher do creme de leite e a cebolinha picada por cima. Espetacular. Quente ou fria, vale muito a pena fazer essa sopinha. Luna aprovou gelada e a Dona Cavalierona aprovou quente. Ou seja, acho mesmo que deu certo!

20130823_214837

Dúvidas ou considerações é só deixar no comentário ou mandar via Twitter ou Instagram (@GastroEsporte), ou melhor ainda, vai lá na página do Facebook e escreve por lá! Beijos e abraços em todos!

Ps: Para quem não viu ainda, meus pitacos no PImenta e Limão, da comadre Nanda. Clique aqui e veja “Um livro, um filme e uma música” por mim!

Anúncios

Uma ideia sobre “Vichyssoise: quente ou frio, esse creme de alho-poró com batata é espetacular! Perfeito para o frio!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s