Poucas comidas básicas do dia a dia são tão gostosas como uma boa carne moída. Bem feita e bem temperada, serve como complemento perfeito para qualquer coisa: arroz, salada, um macarrão na manteiga… Então a receita de hoje é esse clássico da simplicidade. E fiz ao lado da Terezinha de Jesus, fiel escudeira aqui de casa que faz desta maneira que eu repasso aqui há muitos anos.
Então vamos aos ingredientes. Aqui uma ressalva: as quantidades são grandes porque quando fazemos deixamos congelada em vários potinhos. Ou seja, vocês podem seguir a dica ao pé da letra e colocar no freezer o que não for consumido ou reduzir proporcionalmente as quantidades. Usamos 2 quilos de patinho moído, três cebolas grandes picadas, uma cabeça de alho inteira picada, dois cubos de caldo de carne, um molho de salsa picado, três folhas de louro, duas latas de tomate pelado, uma cenoura ralada, azeite, sal e pimenta do reino.
Comece refogando em azeite o alho, a cebola e, aqui vai uma dica, os talos da salsa picados. Por isso esse tom esverdeado do refogado. Assim que ficar douradinho entre com a cenoura ralada.
Refogou bem, entre com a carne. E aqui vai a dica fundamental. Coloque a carne aos poucos e sempre separando bem para não ficar grandes pedaços. Se você colocar tudo de cara a carne vai soltar muita água e não vai fritar, deixando aquela textura péssima de carne moída cozida. Então coloque um pouco, deixa pegar cor, abre um espaço e vá colocando o resto até o fim do processo.
Colocou tudo? Chegou a hora do caldo de carne. Faça um vulcãozinho no meio da panela e coloque os cubos lá. A própria água da carne vai ajudar a dissolvê-los. Misturou bem entre com os tomates pelados e a salsa picada. Refogue mais alguns minutos e pronto! Um prato caseiro e clássico simplesmente perfeito!
Dúvidas ou considerações é só deixar no comentário ou mandar via Twitter ou Instagram (@GastroEsporte), ou melhor ainda, vai lá na página do Facebook e escreve por lá! Beijos e abraços em todos!
Gosto muito de carne moida, é uma mão na roda. Tenho sempre no frezer, patinho, alcatra ou fraldinha.
Parabéns pelo blog, as receitas e as dicas são ótimas.
Obrigado, Lúcia! Que bom que gostou! Volte sempre!
Pingback: No dia do recomeço, um molho para deixar sua salada mais gostosa: Mostarda com Mel, ou Honey Mustard! | Gastronomia por Esporte
Pingback: Dica rápida para turbinar a carne moída que sobrou do dia anterior: um ovo e a alegria da gema escorrendo! | Gastronomia por Esporte