Os Cogumelos Recheados do Que Marravilha! Aprenda a receita que ensinei a Claude Troisgros! E boas férias!

Se alguém não ficou sabendo, participei do Que Marravilha Revanche! com o chef Claude Troisgros. A experiência foi inesquecível e o programa ficou fantástico (os bastidores podem ser relembrados aqui e aqui). Se alguém não viu, as reprises acontecem ainda nesta sexta às 11h30 e 18h, no sábado (dia 20) às 12h e no domingo (dia 21), às 10h30. O prato que “ensinei” ao Claude foi o meu já tradicional cogumelo recheado. Quem já provou sabe como é bom. Até mesmo o renomado chef curtiu! Então agora repasso a receita para vocês e peço: façam em casa. Vale muito a pena.

Após o forno, o queijo gratinou e seu cogumelo está pronto.. Delicioso.. Dá trabalho, mas vale MUITO a pena!

MARRAVILHA de cogumelos recheados! Confira o passo a passo abaixo e aproveite!

Este post não seguirá o padrão do meu blog. Colocarei no início a receita como a enviada para o site do GNT e logo abaixo a sequência de fotos ilustrando o passo a passo do prato com as explicações nas legendas. Espero que entendam tudo direitinho. Qualquer dúvida podem me perguntar lá no Facebook ou no Twitter. Portanto: divirtam-se!

E aproveito para dizer que embarco nesta sexta para a Europa em viagem de férias. O blog irá ficar parado pelos próximos 20 dias, mas voltará já já com muitas novidades! Obrigado pelo carinho de todos e sigam curtindo o GastroEsporte!

Cogumelos a GastroEsporte!
Ingredientes:
800g de cogumelos Paris limpos
3 dentes de alho picados
1 pimenta dedo-de-moça picada
300ml de creme de leite fresco
Salsa picada (a gosto)
Tomilho picado (a gosto)
Cebolinha francesa picada (a gosto)
Sal (a gosto)
Pimenta-do-reino (a gosto)
Azeite
1 colher (sopa) de manteiga
100g de queijo parmesão ralado
Ingrediente curinga: 1 dose de cachaça

Modo de preparo:
– Limpe os cogumelos com pano úmido. Retire os talos e reserve. Com um boleador, ou mesmo uma colher, retire um pouco do interior do cogumelo para abrir espaço para o recheio.
– Em uma frigideira bem quente, coloque azeite e frite rapidamente os cogumelos. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Em seguida, coloque em uma travessa e reserve.
– Para fazer o recheio, pique bem os talos, o alho, a pimenta dedo-de-moça, a salsa, a cebolinha francesa e o tomilho. Esquente bem a mesma frigideira em que fritou os cogumelos e coloque azeite. Acrescentes os talos. Assim que começar a refogar, coloque o alho, a pimenta dedo-de-moça e a colher de manteiga. Tempere com sal e pimenta-do-reino. – Inclua a dose de cachaça e flambe com cuidado. Após o álcool evaporar, coloque o creme de leite e as ervas.
– Coloque o recheio no interior dos cogumelos grelhados, polvilhe o parmesão por cima e leve ao forno preaquecido, a 200ºC, para gratinar.

Após limpar os cogumelos com o pano úmido, tire os talos e reserve.. Com um boleador ou uma colher de café, raspe o interior dos cogumelos e descarte..

Após limpar os cogumelos com o pano úmido, tire os talos e reserve.. Com um boleador ou uma colher de café, raspe o interior dos cogumelos e descarte..

Ingredientes básicos do recheio.. Alho bem e dedo de moça bem picados ao lado dos talos dos cogumelos também miúdos.. Sal, pimenta do reino e a cachaça para flambar.. Faltou na foto a salsa, o tomilho e o creme de leite FRESCO..

Ingredientes básicos do recheio.. Alho bem e dedo de moça bem picados ao lado dos talos dos cogumelos também miúdos.. Sal, pimenta do reino e a cachaça para flambar.. Faltou na foto a salsa, o tomilho e o creme de leite FRESCO..

Na frigideira MUITO quente, doure os cogumelos dos dois lados.. Isso dá uma caramelização ao prato e confere muito sabor.. Tempere com sal e pimenta..

Na frigideira MUITO quente, doure os cogumelos dos dois lados.. Isso dá uma caramelização ao prato e confere muito sabor.. Tempere com sal e pimenta..

Entre primeiro com os talos na frigideira BEM quente.. Quando começar a refogar, abra espaço e coloque o alho e a dedo de moça.. E siga refogando... Minutos depois é a hora de flambar a cachaça com CUIDADO!!!

Entre primeiro com os talos na frigideira BEM quente.. Quando começar a refogar, abra espaço e coloque o alho e a dedo de moça.. E siga refogando… Minutos depois é a hora de flambar a cachaça com CUIDADO!!!

Após flambar, entre com o creme de leite fresco e com as ervas bem picadinhas... Mexa bem, deixe reduzir, corrija o sal e desligue o fogo.. Seu recheio está pronto!

Após flambar, entre com o creme de leite fresco e com as ervas bem picadinhas… Mexa bem, deixe reduzir, corrija o sal e desligue o fogo.. Seu recheio está pronto!

Arrume os cogumelos em uma travessa e entre com o recheio em cada um deles.. Enquanto isso, deixe o forno aquecendo a 220 graus...

Arrume os cogumelos em uma travessa e entre com o recheio em cada um deles.. Enquanto isso, deixe o forno aquecendo a 220 graus…

Após rechear os cogumelos, rale um parmesão de qualidade por cima e coloque no forno para gratinar...

Após rechear os cogumelos, rale um parmesão de qualidade por cima e coloque no forno para gratinar…

Após o forno, o queijo gratinou e seu cogumelo está pronto.. Delicioso.. Dá trabalho, mas vale MUITO a pena!

Após o forno, o queijo gratinou e seu cogumelo está pronto.. Delicioso.. Dá trabalho, mas vale MUITO a pena!

Mais informações, como vocês já sabem, sempre no Twitter e no Instagram (@GastroEsporte). Até a próxima! Beijos em todos! Ah! Lembrando que agora o Gastronomia por Esporte também está no Facebook! Cliquem e curtam a página! Por lá vocês vão conferir todas as novidades do blog! http://www.facebook.com/gastroesporte

Obs: sou marrento, mas na TV pareceu bem mais! Hahahaha!
Obs2: sou tão humilde que reconheço que o filé do Claude Troisgros ficou muito melhor que o meu. Se você quiser vai lá no site do GNT aprender o dele. Mas se quiser o meu é só clicar aqui.

Anúncios

23 ideias sobre “Os Cogumelos Recheados do Que Marravilha! Aprenda a receita que ensinei a Claude Troisgros! E boas férias!

  1. Marcos

    Prezado,

    Sua receita é realmente interessante, mas ficou ofuscada pela sua falta de humildade, sua falta de tato com sua mãe e o puxassaquismo irritante da sua namorada!
    Dar 7,5 para um chef consagrado!? Por pouco não troquei de canal, é claro que não troquei porque queria ver o CHEF em ação!
    Não se ofenda com meu HUMILDE comentário!

    Abs.

    Resposta
    1. Rafael Cavalieri Autor do post

      Ola, amigo.. Aquilo é um programa de entretenimento.. A ideia é desafiar, provocar e brincar com o Chef que é uma simpatia e leva tudo com um excelente humor.. É obvio que não me comparo a alguém do quilate do Claude Troisgros…
      No mais, espero que tenha curtido o blog! Abraço e volte sempre!

      Resposta
  2. Ana

    Marcos,

    Você tem toda a razão. O menino se acha mesmo. Tiveram que editar o corte da carne por que estava uma desgraça pois ele não selou cireito.

    Não esperou os 3 minutos para…
    Bem guri… tu é ruim mesmo.
    Pena pois o programa perde o lugar para uma pessoa que pudesse oferecer uma receita realmente original e bem feita.

    Eu não costumo falar sobre o que não gosto. Sou crítica e analítica mas só escrevo sobre o que gosto como muitos críticos.
    Mas petulância é uma característica que acho extremamente prejudicial e eu adoro os seres humanos.

    Trabalho em equipe é o que precisamos e não este individualismo sem causa que tem perpetuado os absurdos crimes contra a humanidade que estamos presenciando.
    Imagino que você não tenha reparado pois está muito entretido com o próprio umbigo, o futebol e o aprendizado culinário.

    Torça pelas empresas que financiam os jogos que você assiste.
    Cara! Te falta estudo.

    E cachaça como ingrediente secreto? shuahuashuashuahsuhauhuahsuhau
    Claro que brasileiro faz isso mesmo.
    Podia ter aproveitado para fazer uma propaganda da boa cachaça brasileira.
    Qual a melhor?
    Os alemães sabem..

    Resposta
    1. Rafael Cavalieri Autor do post

      Olá Ana.. Antes de qualquer coisa obrigado pela visita ao blog! Como disse ao Marcos, aquilo é um programa de televisão e de entretenimento.. O clima é de brincadeira e provocação antes mesmo de as câmeras começarem a gravar e o Claude incentiva a brincadeira..
      Quanto ao file, é questão de gosto.. Prefiro mal passado.. E o file feito pelo Claude, de estilo diferente, foi muito superior ao meu como todos dissemos no programa.. Afinal de contas, como disse também ao Marcos, nao tenho qualquer pretensão de ser superior a um chef do seu quilate.
      De resto, crimes contra a humildade, individualismo, ofensas feitas no outro comentário.. Deixo isso para lá.. Não vejo necessidade de rebater pois só vai gerar mais sentimentos ruins e o blog não precisa e não quer ver isso. Espero vê-la novamente por aqui. Quem sabe alguma das receitas ou resenhas te agrade?
      Até a próxima!

      Resposta
    2. André Borges

      rsrs, Te falta estudo foi ótima… Que tipo de estudo seria? Qual o seu problema com pessoas que não tem estudo? rsrs… Adorei seu comentário, me rendeu boas risadas, principalmente pela reflexão baseada exclusivamente no “senso comum”. Bom, vindo de uma pessoa de “estudo”, penso que merecemos uma referência sobre o “individualismo sem causa que tem perpetuado os absurdos crimes contra a humanidade”, quero saber mais sobre isso. Você criticou petulância sendo petulante, prefiro acreditar que foi inocência sua (não alienação), por ter levado toda a brincadeira do programa ao pé da letra. Não fique triste, esta é a maior especialidade da televisão, mais cedo ou mais tarde a gente cai nessas pegadinhas. rsrs
      Pois então, faça a receita, curta os bons momentos da vida, mande dicas, críticas construtivas ou elogios. Penso que assim fica bem mais agradável aos olhos da “humanidade” que vos assiste. Forte abraço!

      Quanto a receita, admito que a carne do Claude deu show, mas comparações em suas devidas proporções, ficou claro que prevaleceu a imensa técnica e facilidade do chefe (ele sabia o que estava fazendo). Já o preparo da carne do Rafael, acredito que a maneira é fruto de sua própria experiência, e certamente estava ao bom gosto de sua família (convenhamos que ninguém é ignorante o suficiente em insistir em algo que não agrade). Sobre os cogumelos nada a declarar, pura questão de paladar, não experimentei nem um dos dois, mais me pareceu extremamente apetitoso. Parabéns, e tenho certeza que o Rafael foi humilde em adotar a técnica do Chefe no preparo de sua carne! Abraços.

      Resposta
      1. Rafael Cavalieri Autor do post

        Deixo as provocações para lá, André.. O espaço é livre e cada um pensa o que quiser.. Vida que segue.. O importante é que aprendi muito e me diverti muito ao lado do Claude e percebi o mesmo da parte dele.. E as receitas continuam assim como o blog.. Obrigado pela visita e volte sempre!
        Abraço!

  3. Bernardo Pombo

    Programa foi sensacional, os malas de plantão sempre esperam uma oportunidade pra encher o saco. Dei gargalhadas com o comentário da tal Ana. Acho que ela nunca vai ser convidada, ahahahahah. E a galera canta, numa só voz: Arerê, a Ana só vai ver pela tevê, ê ê

    Resposta
  4. Rachel M Camargo

    Achei bacana demais! Assisti o Que Marravilha e já encomendei os cogumelos pra eu fazer uma festa gourmet com meus amigos. Só faltou a receita do filé, que também quero fazer.
    Amei tudo, inclusive sua auto confiança, afinal, encarar um desafio como esse não é pra qualquer um.
    Parabéns e espero que você tenha outras receitas marrravilhosas como esta.
    Abraços Rachel

    Resposta
    1. Rafael Cavalieri Autor do post

      A receita do file está no blog.. Acho que linkei.. Se nao, só buscar nos arquivos.. Mas confesso que a do Claude ficou muito melhor! Hehehehe..
      Alias, muito obrigado pelo carinho.. Volta aqui depois e me conta como ficou? Até a próxima, Rachel!

      Resposta
      1. isis

        Mto legal a receita Rafael, e sua coragem para fazer a revanche. Não é pra qualquer um.
        Com certeza quando for me aventurar na cozinha de novo vou tentar essa receita de cogumelo com a carne do claude (rsrs).
        Boas aventuras gastronômicas e não ligue para as críticas quanto ao programa, foi muitíssimo divertido, eu adorei!!

  5. Nane

    Assisti ao programa e achei ótimo. Se fosse para selecionar alguém que não desafiasse o grande Claude, qualquer um poderia ir lá e passar um bife. Mas, a graça do programa está no desafio, e no Chef se colocar no lugar de aprendiz. É preciso entender a intenção da criação do programa para poder criticar. Nos outros programas, a idéia é de ensinar a quem não sabe nada, e nesse a intenção é de colocar o Chef em situação de julgamento. Ora,vamos ter a consciência de que o cara pode ser excelente para alguns pratos, mas ninguém é perfeito em tudo. Cada um é melhor em alguma coisa. Ou vocês acham que o próprio Claude acha que tudo que ele faz é uma MARRAVILHA???
    Parabéns pelo prato Rafael. E pela Coragem de desafiar o Grand Chef!!
    Abraços!!!

    Resposta
  6. Elizabeth

    Olá Rafael! Adorei ver seu blog e suas respostas as pessoas, você se mostra muito mais simpático e até nos surpreendeu! Seu programa gerou amores e ódios! Bjao

    Resposta
    1. Rafael Cavalieri Autor do post

      Olá, Elizabeth! Adorei seu comentário.. Acredite em mim.. Sou um cara bem simpático! 🙂
      Que bom que você gostou do programa e espero vê-la mais vezes aqui no blog.. Já já volto de ferias e vou atualizar com muitas novidades! Beijo

      Resposta
    1. Luna

      Não é, Nanda? Sobrou até pra mim! hahahaha mas o que seria do verde se todos gostassem do azul, né? Melhor ser polêmico que indiferente….O mais importante é que o programa bombou e o blog ainda mais!!

      Resposta
  7. Pingback: Jantar de fim de ano da Confraria Velusué: inspiração para a semana após muita comida e belos vinhos! | Gastronomia por Esporte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s