Antepasto mexicano: Pico de Gallo simples e fácil, e a Guacamole da Dona Cavalierona

Família pronta para almoçar, mas te de rolar sempre aquela entradinha enquanto a picanha e as batatas ao murro estão assando (em breve a receita aqui!). Minha mãe, a Dona Cavalierona que vocês já conhecem, tinha um abacate e resolver que faria uma Guacamole. Então tive a ideia de complementar o petisco fazendo um Pico de Gallo, ou uma salsa de tomate mexicana puxada na pimenta. Tudo isso com nachos crocantes e a tarde quase virou um mexicano completo.

Molhos prontos, a entradinha deixou a casa no espírito da cozinha mexicana.. Só faltou Tequila e Michelada!

Molhos prontos, a entradinha deixou a casa no espírito da cozinha mexicana.. Só faltou Tequila e Michelada!

Vamos então ao nosso mais do que simples Pico de Gallo. É tudo muito rápido. Você precisa de dois tomates maduros sem as sementes bem picados, uma cebola roxa pequena bem miúda, um punhado de coentro (a quantidade vai do gosto pessoal), um punhado menor de ciboulete (se não tiver sem problemas), uma pimenta dedo de moça (desta vez coloquei com sementes), gotas de suco de limão (usei uma banda como visto na foto), sal, pimenta do reino e um fiozinho de azeite para unir.

Bancada arrumada com tudo que você precisa para o Pico.. Repare no tamanho do limão ali...

Bancada arrumada com tudo que você precisa para o Pico.. Repare no tamanho do limão ali…

O seu único trabalho nessa receita vai ser picar. As cebolas, como disse ali, bem pequeninas. Os tomates sem semente um pouco maiores. Depois, basta colocar todos os ingredientes em uma tigela, misturar bem e pronto: seu Pico de Gallo pode ir para a mesa. Fica muito bom também ao lado de uma salada verde.

Depois de picados, basta misturar todos os ingredientes em uma tigela.. Repare no tamanho das cebolas e dos tomates.. Diferença fundamental!

Depois de picados, basta misturar todos os ingredientes em uma tigela.. Repare no tamanho das cebolas e dos tomates.. Diferença fundamental!

Vamos então para a Guacamole. Perdoe não ter a foto do mise en place, mas a Dona Cavalierona quis fazer tudo antes das fotos. Rivalidade é coisa séria!!! Mas eu a pressionei e ela liberou a receita. Você precisa de: Um abacate do tipo AVOCADO, um tomate picado sem sementes, uma cebola roxa pequena picada miúda, salsa e coentro picados na quantidade de sua preferência, um dente de alho pequeno bem picado, sal e pimenta do reino, um limão, um fio de azeite e, é claro, a dedo de moça picadinha com as sementes. Para preparar, basta amassar o abacate com um garfo mesmo e juntar todos os ingredientes picadinhos em uma tigela. Misture bem e está pronto!

A Guacamole da Dona Cavalierona... Ela escondeu o preparo, mas desvendamos o mistério!

A Guacamole da Dona Cavalierona… Ela escondeu o preparo, mas desvendamos o mistério!

Mais informações, como vocês já sabem, sempre no Twitter e no Instagram (@GastroEsporte). Até a próxima! Beijos em todos! Ah! Lembrando que agora o Gastronomia por Esporte também está no Facebook! Cliquem e curtam a página! Por lá vocês vão conferir todas as novidades do blog! http://www.facebook.com/gastroesporte

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s