Pulled Pork.. O típico churrasco americano em sua casa.. Receita ideal para o fim de semana!

Folheando a Gula do último mês, me deparei com uma matéria que chamou atenção. O tema eram os Barbecues americanos (ou BBQ) e os personagens eram os chef e proprietários do recém inaugurado BOS BBQ, em São Paulo, que reproduz receitas típicas em qualquer casa nos Estados Unidos com o primeiro Pit (churrasqueira gringa) brasileira. Uma maneira de fazer churrasco que em nada lembra o nosso: todos puxados em condimentos e temperos. No fim, uma receita que me prendeu e prontamente fiquei com vontade de fazer. Aproveitando o tempo livre, e essa precisa mesmo de tempo, fui para a cozinha e fiquei mais do que feliz com meu Pulled Pork! Perfeito para fazer e curtir no fim de semana.

Cerveja gelada, uma passada de Heinz no pão e o pulled pork.. Sanduíche perfeito!

Cerveja gelada, uma passada de Heinz no pão e o pulled pork.. Sanduíche perfeito!

Como disse, é uma receita que demanda paciência e uma lista um pouco extensa de ingredientes. Mas o preparo propriamente dito é bem simples e o resultado final fica maravilhoso. Como estava fazendo pela primeira vez, segui tudo direitinho. Então anotem os ingredientes: 1 quilo de filé mignon suíno em filés, meia colher de chá de alecrim, uma pitada de tomilho, 2 cebolas médias em fatias, sal e pimenta do reino para temperar os filés, 4 alhos em fatias, azeite, 1 xícara e meia de água quente, meia xícara de suco de maçã, meia colher de sopa de açúcar mascavo, um terço de xícara de ketchup, 1 colher e meia de sopa de limão, 1 colher de chá de páprica doce, uma pitada de canela, um terço de xícara de vinho branco e gotas de molho de pimenta. Ah! Eu incluí na receita uma dedo de moça picada (mania de colocar em tudo!!!!).

Bancada organizada, ingredientes separados.. Tudo pronto para começar a sua receita...

Bancada organizada, ingredientes separados.. Tudo pronto para começar a sua receita…

O filé mignon cortado em bifes é a segunda parte do seu mise en place... Tudo organizado..

O filé mignon cortado em bifes é a segunda parte do seu mise en place… Tudo organizado..

 

Bancada organizada, já que a lista de ingredientes é longa, então vamos para o fogão. O primeiro passo é esquentar bem sua panela com azeite e fritar o filé mignon suíno cortado em bifes previamente temperados com sal e pimenta do reino.

Vá selando aos poucos os bifes de mignon suíno... Não precisa cozinhá-los até o fim.. É só para selar..

Vá selando aos poucos os bifes de mignon suíno… Não precisa cozinhá-los até o fim.. É só para selar..

Após deixar todos douradinhos, coloque mais azeite e entre com a cebola em rodelas, o alho em lâminas e a dedo de moça bem picada.

Após selar os filés, é a hora de murchar a cebola, o alho e a pimenta.. Não deixe queimar!

Após selar os filés, é a hora de murchar a cebola, o alho e a pimenta.. Não deixe queimar!

Após murchar, sem dourar, volte com os filés e entre com todos os ingredientes restantes. A receita não diz uma ordem específica, mas eu comecei com o vinho branco e terminei com a água quente. Entre eles entraram o açúcar mascavo, o suco de limão, o alecrim e o tomilho picados, a páprica, o ketchup, o suco de maçã, a canela, o suco de maçã e as gotas de molho de pimenta.

Após murchar a cebola, o alho e a dedo de moça, volte com os filés de porco para a panela..

Após murchar a cebola, o alho e a dedo de moça, volte com os filés de porco para a panela..

Após voltar com os filés, entre com todos os demais ingredientes.. Comece pelo vinho.. Depois não há ordem!

Após voltar com os filés, entre com todos os demais ingredientes.. Comece pelo vinho.. Depois não há ordem!

Entre com as xícaras de água quente e reduza o fogo para o mínimo possível... Agora começa a espera!

Entre com as xícaras de água quente e reduza o fogo para o mínimo possível… Agora começa a espera!

 

 

Agora é paciência. Coloque sua panela no menor fogo possível, tampe e relaxe. A receita diz para ficar entre 3h30 e 4h. O meu não ficou tanto tempo. Após 1h45, estava começando a secar e adicionei mais um pouquinho de água e um pingo de vinho.

Com o passar do tempo, o caldo vai reduzindo e o filé suíno começando a desfiar.. coloque mais um pingo de água após duas horas..

Com o passar do tempo, o caldo vai reduzindo e o filé suíno começando a desfiar.. coloque mais um pingo de água após duas horas..

Esperei mais 45 minutos mexendo ocasionalmente e depois de 2h30 estava pronto. Só de mexer com a colher de pau ele já desfiava, sem necessidade de ter de fazer com garfo.

Líquido seco e porco desfiado... Seu pulled pork caseiro está prontinho para ir para o pão!

Líquido seco e porco desfiado… Seu pulled pork caseiro está prontinho para ir para o pão!

O sabor ficou espetacular. Uma delícia mesmo. Picante e doce ao mesmo tempo, algo que valeu totalmente a espera. Você pode comer como prato acompanhado de arroz ou batatas. Mas fui na maneira tradicional. Ketchup no pão e o porco como recheio de um substancioso sanduíche, perfeito com uma cerveja gelada! Vale a pena a tentativa!

Pode ser perfeitamente servido em uma travessa como prato acompanhado de arroz ou outra coisa!

Pode ser perfeitamente servido em uma travessa como prato acompanhado de arroz ou outra coisa!

Mais informações, como vocês já sabem, sempre no Twitter e no Instagram (@GastroEsporte). Até a próxima! Beijos em todos! Ah! Lembrando que agora o Gastronomia por Esporte também está no Facebook! Cliquem e curtam a página! Por lá vocês vão conferir todas as novidades do blog! http://www.facebook.com/gastroesporte

Anúncios

15 ideias sobre “Pulled Pork.. O típico churrasco americano em sua casa.. Receita ideal para o fim de semana!

  1. Limão Kaffir

    Adoro pulled pork, mas a receita original dos E.U.A. não utiliza o delicado filet mignon de porco, mas sim o “pork butt” que, apesar do nome, é um corte dianteiro, o “shoulder” ou ombro do animal. Ainda não descobri se o equivalente aqui no Brasil é o acém do porco ou a parte superior da paleta. A forma de preparo também é diferente. Tempera-se com um “rub” que é uma mistura de temperos secos – sal, açucar mascavo, paprika, cominho e outros – e assa-se lentamente e/ou defuma-se.

    Resposta
    1. Rafael Cavalieri Autor do post

      Sim sim.. Com certeza.. A matéria da Gula explica isso, mas como ninguém tem o aparato pra fazer em casa a receita foi adaptada.. Por isso eles chamam de Pulled Pork de panela.. E acho que usam a paleta mesmo, mas o filé foi melhor justamente porque nao vamos deixar mais de dez horas.. Aí o filé se desmancha mais facilmente!
      Abraço!!!

      Resposta
      1. Limão Kaffir

        Rafael, obrigado pela resposta. Se quiser, dê uma olhada no meu blog http://wp.me/p2FKlh-3Q – esta receita não requer equipamentos especiais e traz resultados mais próximos ao pulled pork dos E.U.A. Abraços!

  2. Amaurí Alves

    Que preciosidade! Dá água na boca, só de ver a as fotos. Exatamente como gosto de fazer. Ingredientes previamente selecionados e porcionados. E na seqüência o passo a passo da receita. Vou preparar essa delícia, no fim de semana, e estou com péssimas idéias a respeito. Comentarei oportunamente. Abçs.

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s