Folheando a Gula do último mês, me deparei com uma matéria que chamou atenção. O tema eram os Barbecues americanos (ou BBQ) e os personagens eram os chef e proprietários do recém inaugurado BOS BBQ, em São Paulo, que reproduz receitas típicas em qualquer casa nos Estados Unidos com o primeiro Pit (churrasqueira gringa) brasileira. Uma maneira de fazer churrasco que em nada lembra o nosso: todos puxados em condimentos e temperos. No fim, uma receita que me prendeu e prontamente fiquei com vontade de fazer. Aproveitando o tempo livre, e essa precisa mesmo de tempo, fui para a cozinha e fiquei mais do que feliz com meu Pulled Pork! Perfeito para fazer e curtir no fim de semana.
Como disse, é uma receita que demanda paciência e uma lista um pouco extensa de ingredientes. Mas o preparo propriamente dito é bem simples e o resultado final fica maravilhoso. Como estava fazendo pela primeira vez, segui tudo direitinho. Então anotem os ingredientes: 1 quilo de filé mignon suíno em filés, meia colher de chá de alecrim, uma pitada de tomilho, 2 cebolas médias em fatias, sal e pimenta do reino para temperar os filés, 4 alhos em fatias, azeite, 1 xícara e meia de água quente, meia xícara de suco de maçã, meia colher de sopa de açúcar mascavo, um terço de xícara de ketchup, 1 colher e meia de sopa de limão, 1 colher de chá de páprica doce, uma pitada de canela, um terço de xícara de vinho branco e gotas de molho de pimenta. Ah! Eu incluí na receita uma dedo de moça picada (mania de colocar em tudo!!!!).
Bancada organizada, já que a lista de ingredientes é longa, então vamos para o fogão. O primeiro passo é esquentar bem sua panela com azeite e fritar o filé mignon suíno cortado em bifes previamente temperados com sal e pimenta do reino.

Vá selando aos poucos os bifes de mignon suíno… Não precisa cozinhá-los até o fim.. É só para selar..
Após deixar todos douradinhos, coloque mais azeite e entre com a cebola em rodelas, o alho em lâminas e a dedo de moça bem picada.
Após murchar, sem dourar, volte com os filés e entre com todos os ingredientes restantes. A receita não diz uma ordem específica, mas eu comecei com o vinho branco e terminei com a água quente. Entre eles entraram o açúcar mascavo, o suco de limão, o alecrim e o tomilho picados, a páprica, o ketchup, o suco de maçã, a canela, o suco de maçã e as gotas de molho de pimenta.

Após voltar com os filés, entre com todos os demais ingredientes.. Comece pelo vinho.. Depois não há ordem!
Agora é paciência. Coloque sua panela no menor fogo possível, tampe e relaxe. A receita diz para ficar entre 3h30 e 4h. O meu não ficou tanto tempo. Após 1h45, estava começando a secar e adicionei mais um pouquinho de água e um pingo de vinho.

Com o passar do tempo, o caldo vai reduzindo e o filé suíno começando a desfiar.. coloque mais um pingo de água após duas horas..
Esperei mais 45 minutos mexendo ocasionalmente e depois de 2h30 estava pronto. Só de mexer com a colher de pau ele já desfiava, sem necessidade de ter de fazer com garfo.
O sabor ficou espetacular. Uma delícia mesmo. Picante e doce ao mesmo tempo, algo que valeu totalmente a espera. Você pode comer como prato acompanhado de arroz ou batatas. Mas fui na maneira tradicional. Ketchup no pão e o porco como recheio de um substancioso sanduíche, perfeito com uma cerveja gelada! Vale a pena a tentativa!
Mais informações, como vocês já sabem, sempre no Twitter e no Instagram (@GastroEsporte). Até a próxima! Beijos em todos! Ah! Lembrando que agora o Gastronomia por Esporte também está no Facebook! Cliquem e curtam a página! Por lá vocês vão conferir todas as novidades do blog! http://www.facebook.com/gastroesporte
ficaria melhor com o ketchup caseiro pimenta e limao
Tenho que fazer! Receita Jamie né?
Simm
😀 vão lá hoje?
Espetacular! Parabéns!
Obrigado pelo comentário! Ficou muito bom mesmo! Abraço!
Adoro pulled pork, mas a receita original dos E.U.A. não utiliza o delicado filet mignon de porco, mas sim o “pork butt” que, apesar do nome, é um corte dianteiro, o “shoulder” ou ombro do animal. Ainda não descobri se o equivalente aqui no Brasil é o acém do porco ou a parte superior da paleta. A forma de preparo também é diferente. Tempera-se com um “rub” que é uma mistura de temperos secos – sal, açucar mascavo, paprika, cominho e outros – e assa-se lentamente e/ou defuma-se.
Sim sim.. Com certeza.. A matéria da Gula explica isso, mas como ninguém tem o aparato pra fazer em casa a receita foi adaptada.. Por isso eles chamam de Pulled Pork de panela.. E acho que usam a paleta mesmo, mas o filé foi melhor justamente porque nao vamos deixar mais de dez horas.. Aí o filé se desmancha mais facilmente!
Abraço!!!
Rafael, obrigado pela resposta. Se quiser, dê uma olhada no meu blog http://wp.me/p2FKlh-3Q – esta receita não requer equipamentos especiais e traz resultados mais próximos ao pulled pork dos E.U.A. Abraços!
Opa! Que isso.. Eu que agradeço a visita.. Vou dar um pulo lá e conferir! Abraço!
Maravilha! Vou olha sim seu blog! Abraço!
Que preciosidade! Dá água na boca, só de ver a as fotos. Exatamente como gosto de fazer. Ingredientes previamente selecionados e porcionados. E na seqüência o passo a passo da receita. Vou preparar essa delícia, no fim de semana, e estou com péssimas idéias a respeito. Comentarei oportunamente. Abçs.
Que bom! Que bom que você gostou! Volta aqui depois e me diz se deu certo, beleza? Abração!
Praticamente nunca cozinhei na vida e consegui acertar essa receita. Ficou muito bom. Obrigado pela dica
Uma maravilha né Matheus? Obrigado pela visita! Volte sempre! A ideia aqui é dar dicas simples mesmo!