Os amigos que acompanham por aqui já perceberam que não sou muito fã de colocar receitas certinhas. Acho que cozinha tem muita relação com gosto e com experiências. Você só vai aprender e evoluir se ficar testando. Em certas horas vai acabar quebrando a cara, o que é perfeitamente normal. Mas quando acerta a felicidade é imensa. E isso é o que importa. Só que essa regra não vale para doces (algo que sou uma nulidade) e massas. Nessa área viro um autêntico aprendiz. E nesta semana, mais uma vez, a professora foi minha “rival” Dona Cavalierona.
No sábado vamos comemorar 1 ano de vida da Clarinha Bochechuda (se alguém me segue no Instagram @rafaelcavalieri já a viu por lá) e toda a comida será feita na nossa cozinha. Incluindo aí algo inédito: pastéis de forno. Dona Cavalierona quis testar uma receita e lá fui eu acompanhar e, é claro, meter a mão na massa.

Vai dizer que não ficaram uma beleza? Simplesmente perfeito e bem tranquilo de fazer os pasteis de forno de frango!
Então, como as medidas se fazem necessárias, vou aqui colocar tudo certinho. Primeiro os líquidos. Em uma tigela, junte 300 gramas de manteiga sem sal em temperatura ambiente, 3 gemas e 2 copos de iogurte natural. Dê uma primeira mexida. Em seguida entre com os secos. 700 gramas de farinha de trigo, 1 colher de sopa de parmesão ralado fino (resolvemos colocar um pouco mais pelo sabor) e uma pitadinha de sal. A farinha é bom ir adicionando aos poucos. Se ficar úmido demais, como foi nosso caso, coloque um pouquinho mais.
O início pode ser feito com um fouet ou uma espátula. Mas quando a farinha for inteiramente adicionada inevitavelmente você terá de meter a mão na massa. E aí é ir juntando até ela ficar uniforme e praticamente desgrudando das suas mãos.

Vá adicionando a farinha aos poucos.. É importante não juntar tudo de uma vez para ir sentindo o ponto da massa..
Depois de mexer bem, o objetivo é chegar a uma massa lisa e uniforme como essa belezinha aí da foto.
Como não há fermento, não há necessidade de deixá-la descansando. Farinha na mesa para não grudar, rolo na mão e vamos abrir. Por se tratar de um pastel de forno, não pode ser tão fina. A massa é delicada e o recheio corre o risco de vazar.
Corte com um molde qualquer, ou um copo caso vocês não tenham, coloque o recheio no centro e feche delicadamente com os dedos. Não há necessidade de passar água nas bordas, mas pode ser feito. Fica ainda mais selado assim.

O recheio é o de sua preferência.. Este foi de frango… Repare na quantidade para sobrar espaço e fechar.. E também na espessura da massa…
Durante esta etapa, deixe o forno pré-aquecendo a cerca de 180 graus (médio). Com os pasteis prontos, pincele uma gema por cima e polvilhe parmesão ou orégano para dar sabor e estética mesmo. Como a festa é só no sábado, fizemos apenas dois para experimentar. E sim, ficou espetacular. O iogurte deixa a massa bem leve, diferentemente dos pastéis de forno pesados que encontramos por aí. Coisa linda mesmo.

Após fechá-los, pincele o exterior com uma gema batida e polvilhe com algo de sua preferência para dar sabor.. Coloquei parmesão em um e orégano no outro..
O recheio
Na verdade você pode colocar o que quiser na massa. Bufala, tomate seco e manjericão? Camarão (eu to fora!!!!)? Queijo com presunto e orégano? Palmito? As opções são muitas. Dá até para fazer doce, com minas e goiabada. Quem sabe? Aí começa a parte que eu gosto da cozinha. Ter uma ideia e sair experimentando. Neste dia fizemos de frango. E aqui, amigos, não temos quantidade não.

Assados no forno médio até ficarem dourados, os pastéis estavam simplesmente perfeitos.. Pimenta e cerveja! Mais nada!
O peito de frango foi cozido previamente em panela com água e legumes como cenoura, cebola, alho poró. Tudo para dar sabor. Essa água você pode guardar. É um verdadeiro caldo de frango! Depois de cozido é só desfiar. Em uma panela faça um bom refogado com bastante cebola, alho e azeite. Junte o frango, coloque um pouco de vinho branco para dar sabor e entre em seguida com tomate picado. Um pouco depois entre com uma lata de tomate pelado. Deixe apurar bem o sabor e junte requeijão para deixar cremoso e salsinha picada para dar cor e sabor. É importante o recheio ficar úmido, mas não líquido. Ou então vai vazar no pastel. Sim. Ficou espetacular!
É isso, amigos. Qualquer dúvida pode mandar email ou me procurar no Twitter e no Instagram (@GastroEsporte). Até a próxima!
PS: Post em homenagem a minha querida Nanda, do excelente Pimenta e Limão. Viu, comadre? Não sou só dos gourmets nitrogenados!
Não vejo a hora de provar essa delícia!!!
Pingback: Pastel de forno caseiro.. Massa leve, mole de fazer e com as quantidades certinhas! | claudiahome
achei a receita prática vou tentar fazer depois digo como foi obrigado
Fiz a receita do pastel de forno deu certo . A receita é ótimo o pastel ficou realmente leve e macio muito bom,rendeu 50 unidades . Muito obrigado
Desculpa esqueci de dizer que fiz meia receita por isso 50 unidades.
Que bom que deu certo! Fico feliz.. É mesmo uma delicia, nao?
Obrigado!
sabe dizer se é possível congelar depois de pronto?
Com certeza, Michelle! 🙂
Obrigada e parabéns! A massa realmente é deliciosa!
Maravilha! Fico feliz que tenha dado certo! Volte mais vezes por aqui!
Vou fazer agora
Que bom! Depois vem aqui dizer se ficou legal!
Vou fazer agora..
Oi.. Quantos gramas tem o copo de iogurte?
Oi, Eliane.. Nao sei exatamente quantas gramas.. Usei o copo que é vendido no mercado.. Nao tenho nenhum agora aqui na geladeira, mas acho que são 200ml.. Aqueles copinhos mesmo sabe?
Ok. Obrigada!! Vou tentar fazer….
Fiz a receita da massa com metade das medidas e saiu demaais!! O recheio foi de couve, cenoura e azeitonas. Uma delícia vegetariana!! Parabéns ao site e ao autor da receita! Abraços
Fico muito feliz! Que bom.. Volte sempre ao blog! Abraço!
essa receita pode congelar depois de assado ou antes aguardo resposta.
Olá Sandra.. sinceramente nunca congelei antes então realmente não sei.. maa depois de pronto pode ser congelado sim!
Olá Sandra… Acabei de me certificar.. Podem ser congelados antes sim…e o rendimento depende do tamanho.. Me desculpe.. Fiz uma confusão…
Me parece q isso ficou um espetáculo de bom!!!
Fica bom demais mesmo!!
vou fazer agora eu queria saber se essa massa depois de fria vira um pedaço de pau as massas q faço depois de fria endurece a sua fica assim??obrigado
Endurece um pouco, Sheila.. Mas não a ponto de ficar difícil de trabalhar.. essa é mais leve.. me conta depois como ficou!
oi eu de novo bom dia eu faço salgadinhos por encomenda eu queria colocar esse salgado no meu cardapio ja fiz varios sendo q os q faço geralmene ficam duros depois q esfria como posso comercializar com esse problema vc sabe algum modo de amenizar isso??obrigado bom dia me desculpa lhe incomodar
Você testou? Depois que faço tudo, recheio e tal, eu congelo.. asso ele congelado mesmo e nunca tive nenhuma mudança brusca de textura..
Quanto tempo devo deixar assando. Desculpe não vi essa informação.
No aguardo.
Sandra
Olá, Sandra.. Isso é muito relativo, pois depende do forno de cada um.. Deixe até ele ficar moreninho, naquela cor bonita de pastel de forno. Mais ou menos 20 minutos..
Obrigado pela visita!
Hummmmm, parece uma delícia..Vou fazer!
Receita muito bem explicada pelo autor. Vou fazer com certeza!
Obrigado Ana! Volte sempre e curta as outras!
Agradeço bastante por esta receita maravilhooosa pois sempre so encontrei massas pesadas,duras esta é muito leve e deliciosa.Um grande abraço.
Poxa! Que legal! Eu que agradeço! Abraços!
a massa é maravilhosa alem de ser bem facil de fazer´gostei muito
gostaria de saber se a o pastel apos ser recheado se pode congelar antes de assar pois estou com uma encomenda pra festa e estou com medo de perder.
Pode sem problemas!!!
Bom dia minha linda! Gostaria de saber se posso usar a margarina Qual. Aguardo resposta bjs.
Bom dia minha linda! Gostaria de saber se posso usar a margarina Qual. Aguardo resposta bjs . Corrigindo margarina QUALLY
o trigo leva fermento
?
não
Olá! Você poderia dar a receita desse recheio de frango? Obrigada 🙂
Olá, Lilian… No final do post eu dou a receita!
Obrigada! Só vi agora!
Boa tarde!
Quantos pastéis essa receita rende? Levando em conta aquele tamanho de pastel que encontramos em lanchonete… ou então, desses mini pastéis que encomendamos para festas.
Obrigada por compartilhar a sua receita, e sucesso!
Olha.. eu não contei.. mas vou refazer e aviso!
Oi Rafael! Eu vou tentar fazer essa massa, pois todos o que ja fiz abrem na hora de assar. Fico fula da vida com isso. Vi que voce nao selou e nem passou o garfo nas bordas. Nao abre mesmo na hora de assar?? Obrigada!
Abre não.. passa só um dedinho de água…
Pode fazer com manteiga com sal ?
Claro!