Amigos de longa data, espumantes, brancos e tintos rolando sem parar, comida espetacular do início ao fim e um penetra! No caso eu mesmo. Este foi o resumo do último encontro de 2012 da Confraria da qual minha sogra Marcia participa. Acabei me tornando um agregado e terminei a tarde com um pedido de noivado após livre e espontânea pressão. Mas isso falo lá na frente. Vou reproduzir algumas fotos com grandes ideias para os amigos repetirem em casa, principalmente em termos de entradinhas. Receitas, infelizmente não temos com precisão. Mas espero que no próximo encontro o chef Beto revele alguma para a gente.

A primeira visão da festa era essa: viúvas descansando em banho de gelo… Prenúncio de uma grande tarde!
Entre os antepastos, salmão defumado com um creme fresco e saboroso. Cebolinha e limão faziam parte. Ideia sempre clássica e eficaz. Abobrinhas e beringelas grelhadas com azeite, alho picado, dedo de moça entre outros temperos. Maravilha também. Grissinis de vegetais com dip de geleia de pimenta. A mesa seguia com parma fininho e um doce de figo, alternativa legal para a fruta fresca. Vagens al dente também se faziam presentes para molhar em um espetacular dip de mostarda, balsâmico, alho e novamente a dedo de moça. Ainda tinham pimentões assados e marinados em azeite e um rosbife fininho e rosa por dentro, do jeito que eu curto.
Mas a grande estrela do antepasto é um clássico sempre legal de se ver e comer. Barquetes feitas com folhas de endívias recheadas com um creme de gorgonzola e coroada com cubos crocantes de bacon. Rolou até um close!
Para beber? Espumantes bem gelados: Valduga 130, Miolo Millésime, Salton Volpi, Cave Geisse Nature e Freixenet Cordon Negro. Tiveram brancos também como Viu Manent Gran Reserva, um Morandé Edicion Limitada e um excelente Pouilly Fumé.
Seguimos para os quentes. Lá na churrasqueira estava o Beto sem aceitar ajuda de ninguém. “Defumado”, nosso chef nos serviu sardinhas portuguesas na brasa dignas do Recanto das Concertinas, no (a) Cadeg. Servidas com cebolas e batatas assadas no mesmo local e bastante azeite. Não precisa de mais nada.
O banquete seguiu com um belo lombo de salmão temperado com alecrim e um toque de alho também assado na brasa, mas desta vez em cima de uma pedra que manteve a integridade do peixe, mas não impediu de receber o sabor da churrasqueira. O acompanhamento eram aspargos brancos e verdes fresquinhos e grelhados em chapa de ferro.
Acabou? Nada disso. Vamos aos pratos mais substanciosos e aos tintos mesmo em uma tarde de sol e calor. Risoto carreteiro: adaptação da receita gaúcha com estilo italiano. Assim que souber os ingredientes certinhos tentarei fazer em casa. Delícia.
Entre os tintos, excelentes opções, mas o close vai em um só: Saint Felicien Tributo al 2º Centenario, da Catena Zapata. Além de ser maravilhoso, foi o vinho que desencadeou o bullying violento que sofri. Aos que não sabem, fiz cirurgia bariátrica e já pesei 160 quilos. Nem nessa época fui tão massacrado! Tudo porque ainda não assumi a Luna como noiva. Participei de um julgamento mais duro que o do Mensalão. A foto está aí. Olha a pressão!
Mas voltemos ao almoço. Chegamos finalmente ao prato principal. E se soubesse que estaria tão espetacular teria comido um pouco menos antes, afinal de contas meu estômago é pequeno e tudo tem de ser dosado. Uma paleta de porco assada em forno baixo por mais de seis horas que dava para comer sem faca. O acompanhamento? Maçã verde e abacaxi caramelizados e uma abóbora com gorgonzola, nozes e alecrim.

Paleta assada em forno baixo e a abóbora… Acabei infelizmente não fotografando as maçãs e os abacaxis!
No fim, o auge do brinde. Veuve Clicquot, a popular viúva. Discursos emocionados, algumas lágrimas, mas muita alegria. O grupo se conhece há muito tempo e comemorava 10 anos de confraria. Torta, trufas, pão de mel e um Porto para acompanhar.
Coroou uma tarde maravilhosa que terminou desse jeito aí ó. Em função do bullying, tive de forçar um pedido de noivado antecipado! Mas nada que não faça parte dos planos futuros. Só que da próxima vez ela vai poder ficar com a aliança e não terá de devolver para a dona! Saúde e até amanhã!
Belíssima reportagem, à altura do evento que o Presidente Beto e a Primeira-dama Anna nos porporcionaram. Se depender de mim, você está aporvadíssimo para a Confraria. Vou propor que você seja designado repórter setorista da Confraria Velusué!
Meu caro Rafael, você que tem sobrenome de goleiro campeão, soube se defender tão bem da sua sessão de bullying, pois saiu dela acolhido pelos Cofrades e “noivo” de uma das mais belas jovens deste planeta. Parabéns. Sua eno-gastro-crônica está primorosa, como os vinhos e as delícias culinárias que nos fizeram celebrar 10 anos da mais extraordinária irmandade. Bem-vindo a ela !
Meu caro Alvaro.. A honra foi minha.. Ansioso por novos eventos e mais uma vez muito obrigado por tudo! Abração!!!
Grissinis de vegetais com dip de geleia de pimenta?!Vagens al dente também se faziam presentes para molhar em um espetacular dip de mostarda, balsâmico, alho e novamente a dedo de moça?! Barquetes feitas com folhas de endívias recheadas com um creme de gorgonzola e coroada com cubos crocantes de bacon?! Porra, boiei….Tem como traduzir?!
Querido Rafael!!! Quanta simpatia, heim! Seu constante sorriso encantou à todos da confraria comemorativa. Seja bem-vindo e quem sabe vc dá uma nova energia aos encontros sempre desejados mas, infelizmente, pouco realizados. Saúde, Amor(isso nem precisa dizer,rs,rs..) e Feliz 2013 pro lindo casal!!!
Bjs,
Rafafael, você chegou, já ficando… Parece que é nosso confrade de longa data!
Parabens pela excelente reportagem do evento, que conseguiu mostrar com a riqueza das fotos, o que foi nosso encontro de 10 anos da Confraria VeluSué.
Você é muito bem vindo com a sua experiência enológia e simpatia ímpar !
Pingback: Uma tarde na cozinha de Roberta Sudbrack.. Simplicidade genial em uma experiência inesquecível.. | Gastronomia por Esporte
Pingback: Risadas, vinhos, excelente comida em noite de reencontros no CT Trattorie: bela noite “neozelandesa” da Confraria | Gastronomia por Esporte
Pingback: Jantar de fim de ano da Confraria Velusué: inspiração para a semana após muita comida e belos vinhos! | Gastronomia por Esporte