O ovo mexido perfeito.. Uma adaptação de Gordon Ramsay!

Ovos… Está aí algo que sou completamente viciado. Tem coisa melhor do que começar o dia com um belo ovo? Frito, pochê, quente ou mexido. De qualquer jeito ele me arrebata. Quando vou a algum restaurante e vejo pratos com ovos no cardápio fatalmente acabo pedindo para experimentar. No Venga! existem duas receitas maravilhosas que colocam o ovo como a estrela principal. Uma receita que é fácil encontrar com suas variantes é a cocotte clássica com aquele purê de batatas levinho, aspargos, um ovo com a gema mole, pimenta do reino e um toque de azeite trufado. Isso é uma maravilha e prometo um dia tentar fazer em casa e dividir com vocês.

Detalhe bem de perto do nosso ovo acompanhado agora de uma torradinha... Uma dupla perfeita!

Detalhe bem de perto do nosso ovo acompanhado agora de uma torradinha… Uma dupla perfeita!

Enquanto esse dia não chega, vou compartilhar aqui uma maneira de você transformar um simples ovo mexido em algo inesquecível. Meu sonho era poder dizer para vocês que isso foi criação minha. Mas não é o caso. A gastronomia por enquanto é por esporte. Se um dia virar profissão posso ter ideias como essa. O criador dessa maravilha é Gordon Ramsay, o chef celebridade inglês que estrela diversos programas de televisão dos quais sou fã incondicional.

É bom deixar tudo separado antes de começar.. Ovos orgânicos, grana padano, ciboulete, manteiga e paciência!

É bom deixar tudo separado antes de começar.. Ovos orgânicos, grana padano, ciboulete, manteiga e paciência!

Vi esta receita em um deles e resolvi copiar. Para quem não viu, vale a tentativa. O primeiro passo é comprar ovos orgânicos. A diferença é absurda e eu recomendo muito. Pegue a frigideira em temperatura ambiente, coloque dois ovos, uma boa colher de manteiga e coloque em fogo muito baixo. Vá mexendo sem parar. É importante não temperar com nada! Quando começar a cozinhar, tire do fogo para a temperatura não ficar muito alta e sempre mexendo sem parar. Em seguida volte novamente ao fogo e por aí vai.

Antes mesmo de ligar o fogo, os ovos inteiros com a manteoga gelada e sem qualquer tipo de tempero

Antes mesmo de ligar o fogo, os ovos inteiros com a manteiga gelada e sem qualquer tipo de tempero

A ideia é tratar os ovos como um risoto: sempre mexendo e com temperatura controlada. Isso o deixa incrivelmente macio e cremoso. Lembrando que o tempero, sal e pimenta do reino, só é colocado depois de pronto. O Gordon sugere umas colheradas de creme de leite fresco. Eu dispenso. Nem leite, algo comum em ovos mexidos, costumo colocar. Se você fizer com paciência, o próprio ovo gera a cremosidade. Na primeira foto você vê o ponto que eu curto: não tão cozido, mas longe de estar cru.

Começou.. Depois de começar a mexer não se pode mais parar... Literalmente tratando o ovo como risoto!

Começou.. Depois de começar a mexer não se pode mais parar… Literalmente tratando o ovo como risoto!

Comer assim já está maravilhoso. Mas por que não dar aquele upgrade e transformá-lo em algo verdadeiramente gourmet? Eu sugiro ciboulete cortada fina (coloco porque tenho na minha horta, mas pode ser cebolinha normal), um toque de flor de sal, pimenta e lascas de grana padano. Aí, amigos, é comer e chorar! Tenha a certeza de que sua manhã será em outro nível e alegre a ponto de você encarar seu dia com um belo sorriso! Um abraço e obrigado pelos comentários! Sempre vale dizer, qualquer dúvida joga no email gastronomiaporesporte@gmail.com. Até!

Raspas do grana por cima, flor de sal, pimenta do reino e a nossa ciboulete... Seu café mais do que gourmet está pronto!

Outra visão do nosso ovo gourmet.. Raspas do grana por cima, flor de sal, pimenta do reino e a nossa ciboulete… Seu café mais do que gourmet está pronto!

Anúncios

7 ideias sobre “O ovo mexido perfeito.. Uma adaptação de Gordon Ramsay!

  1. Pingback: ¡Venga!: altos e baixos em uma noite de muitas risadas com Chico Torcedor | Gastronomia por Esporte

  2. Alvaro Moraes

    Ô Rafa, tu és um gastro-torturador… Tô no Panama a trabalho, domingo à noite, e se eu soubesse onde encontro ovos orgânicos perto do hotel, iria agora tentar te imitar de tanta água na boca…
    Abracos, Alvaro “Tchaikosvick”

    Resposta
  3. Pingback: Waffle.. Massa simples, rápida e perfeita para um café da manhã diferente! | Gastronomia por Esporte

  4. Pingback: Espinafre, ovo com gema mole… Receita simples e saudável.. Mas eu coloquei uma linguicinha… | Gastronomia por Esporte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s